19/07/2022

O que a APAE oferece ao Síndrome de Down?

Notícia

Categoria Saúde

A pessoa com síndrome de Down é atendida pela APAE Franca em três políticas públicas – saúde, educação e assistência social, além das áreas de esporte e artes, que são transversais aos três serviços ofertados.

Na área de esporte, por exemplo, a APAE Franca oferece um projeto específico para pessoas com síndrome de Down treinar judô, que trabalha condicionamento físico e toda a técnica da arte marcial.

A estimulação precoce é a porta de entrada da APAE Franca. A pessoa com síndrome de Down pode ser encaminhada para a APAE a partir do primeiro mês de vida - quanto antes iniciar a estimulação, melhor é para o desenvolvimento físico e emocional.

Os bebês são encaminhados pelos médicos diretamente da maternidade ou pelo pediatra que acompanha. A criança passa pela equipe de avaliação da APAE e é encaminhada para a estimulação precoce. São trabalhados diversos aspectos necessários para o desenvolvimento da criança que nasce com Síndrome de Down.

O bebê vai iniciar o atendimento na Saúde. Ele fica na estimulação precoce até por volta dos 2, 3 anos.

A partir daí, a criança segue para a Escola de Educação Especial da APAE Franca, que oferece desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Ou, caso não apresente necessidade do atendimento escolar na APAE, é inserida na rede regular de ensino. Mesmo assim, ela pode usufruir dos demais atendimentos oferecidos pela APAE, se necessário. Como na área de assistência social, por exemplo.

Uma pessoa com Síndrome de Down que perde os pais é um desses casos, pois o serviço vai apoiar a família na função protetiva do membro que possui deficiência. Ela é considerada como uma pessoa em situação de vulnerabilidade social. A APAE, então, oferece apoio aos familiares e trabalha também a independência da pessoa com Síndrome de Down.

A assistência social estimula a convivência e o desenvolvimento da autonomia, para que ela consiga aprender as atividades da vida prática, quer seja andar de ônibus, por exemplo, ou mesmo a inclusão no mercado do trabalho, através da metodologia do Emprego Apoiado.

Essa metodologia de inserção no mercado de trabalho, atua tanto com aquele jovem que tenha a pretensão de conseguir um emprego, como também com as empresas, porque as duas pontas devem estar preparadas: a pessoa com deficiência e o empresário e grupo de trabalhadores que vai conviver com ele.

Seja na saúde, na educação, na assistência social, no lazer ou no mercado de trabalho, a APAE Franca está sempre presente na vida da pessoa com síndrome de Down e suas famílias.

DOAÇÃO ONLINE

com alguns clicks rápidos e seguros
você ajuda a APAE e seus alunos!

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.