27/07/2022

O que é Autismo?

Notícia

Categoria Educação
O QUE É O AUTISMO

O Autismo ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) como é tecnicamente chamado, é uma condição de saúde, caracterizada por prejuízos em três importantes áreas do desenvolvimento humano, habilidades socioemocionais, atenção e linguagem.

O transtorno do espectro, segundo o DSM-V, caracteriza-se em três níveis, 1, 2 e 3.

Autismo Leve (nível 1): pessoas com autismo leve são autônomas nos diversos contextos do dia a dia, desempenham atividades com autonomia. Alguns apresentam habilidades e talentos, valorizados em nossa cultura.

Autismo Moderado (nível 2): as pessoas com nível 2 do autismo precisam de mais suporte do que as de autismo leve. Esse nível é a faixa intermediária do autismo, no que se refere à necessidade de suporte.

Autismo Severo (nível 3): as pessoas com nível 3 do autismo apresentam grande limitação em iniciar uma interação, severo prejuízo na comunicação, apresentam inflexibilidade comportamental, necessitam de apoio substancial.

Não existe um exame de imagem ou de contagem de cromossomos, por exemplo, que identifique se a criança tem o autismo ou não. É um exame clínico, porque, autismo é comportamental, é observação: a pessoa não interage, não mantém contato olho a olho, possui características do comportamento de alguns maneirismos, tem as estereotipias próprias dela, não se relaciona com o meio.

Via de regra, a criança autista evolui normalmente até 2 anos e meio ou 3 anos, e aí tem uma alteração no desenvolvimento. Algumas pessoas possuem um comportamento muito atípico, outras têm características mais leves, e conseguem se socializar.

O autismo não possui causas totalmente conhecidas, porém, há evidências de que haja uma predisposição genética. O autismo é um transtorno multifatorial, que envolve fatores genéticos e ambientais.

DOAÇÃO ONLINE

com alguns clicks rápidos e seguros
você ajuda a APAE e seus alunos!

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.