Educação Infantil

Considerando a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica cuja finalidade é desenvolver integralmente a criança de até cinco anos, apresentamos uma proposta de ensino baseada no desenvolvimento da criança dentro dos diferentes contextos: social, ambiental, cultural e de interações e práticas sociais. Sendo assim, o processo ensino-aprendizagem desenvolvido tem como referência a linguagem utilizada pelas crianças nas brincadeiras, a capacidade de levantarem hipóteses sobre aquilo que querem descobrir e o papel significativo das interações que acontecem entre elas e as outras pessoas e com o ambiente onde vivem. Assim, priorizamos a organização dos objetivos, conteúdos e das ações didáticas em dois programas e por faixa etária. Todas as ações são desenvolvidas em dois aspectos de experiências: formação pessoal e social (identidade e autonomia) e conhecimento de mundo.

Objetivos:

  • • Desenvolver uma imagem positiva de si, de forma que atue cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e com conhecimento de suas limitações;
  • • Descobrir e conhecer seu próprio corpo, seu potencial e seus limites, desenvolver e valorizar hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar;
  • • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto estima e ampliando suas formas de comunicação;
  • • Estabelecer e ampliar as relações sociais, aprendendo aos poucos a expressar seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, perceber-se integrante, dependente e agente capaz de transformar o meio ambiente, valorizando as atitudes que contribuam para a conservação;
  • • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • • Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) de acordo com as diferentes intenções e situações de comunicação, para assim, compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos,
  • necessidades e desejos, e avançar no seu processo de construção de significados, ampliando sua capacidade expressiva;
  • • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrar interesse, respeito e participação nelas e valorizando a diversidade através de atividades culturais, passeios e recursos audiovisuais;

Educação Precoce

Público alvo: Crianças com idade entre 2 a 3 anos e 11 meses.

Objetivos específicos

  • • Promover o desenvolvimento integral e a aprendizagem na criança, para ampliar suas perspectivas educacionais, sociais e culturais, assim, como melhorar a qualidade da vida pessoal, familiar e coletiva.
  • • Evitar o surgimento de sequelas adicionais e diminuir o efeito de deficiências ou defasagens já existentes.

Educação Pré-escolar

Público alvo: Crianças com idade entre 4 a 5 anos e 11 meses de idade.

Objetivos específicos

  • • Proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento do usuário nas dimensões físicas, emocional, cognitiva, social e cultural, como também melhorar a qualidade de vida pessoal, familiar e em comunidade.
  • • Evitar o surgimento de sequelas adicionais e diminuir o efeito de deficiências ou defasagens já existentes.

DOAÇÃO ONLINE

com alguns clicks rápidos e seguros
você ajuda a APAE e seus alunos!

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.