Educação Infantil

Considerando a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica
cuja finalidade é desenvolver integralmente a criança de até cinco anos,
apresentamos uma proposta de ensino baseada no desenvolvimento da
criança dentro dos diferentes contextos: social, ambiental, cultural e de
interações e práticas sociais.
Sendo assim, o processo ensino-aprendizagem desenvolvido tem como
referência a linguagem utilizada pelas crianças nas brincadeiras, a capacidade
de levantarem hipóteses sobre aquilo que querem descobrir e o papel
significativo das interações que acontecem entre elas e as outras pessoas e
com o ambiente onde vivem.
Assim, priorizamos a organização dos objetivos, conteúdos e das ações
didáticas em dois programas e por faixa etária. Todas as ações são
desenvolvidas em dois aspectos de experiências: formação pessoal e social
(identidade e autonomia) e conhecimento de mundo.
Objetivos:
Educação Precoce
Público alvo: Crianças com idade entre 2 a 3 anos e 11 meses.
Objetivos específicos
Educação Pré-escolar
Público alvo: Crianças com idade entre 4 a 5 anos e 11 meses de idade.
Objetivos específicos
Objetivos:
- • Desenvolver uma imagem positiva de si, de forma que atue cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e com conhecimento de suas limitações;
- • Descobrir e conhecer seu próprio corpo, seu potencial e seus limites, desenvolver e valorizar hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar;
- • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto estima e ampliando suas formas de comunicação;
- • Estabelecer e ampliar as relações sociais, aprendendo aos poucos a expressar seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
- • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, perceber-se integrante, dependente e agente capaz de transformar o meio ambiente, valorizando as atitudes que contribuam para a conservação;
- • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
- • Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) de acordo com as diferentes intenções e situações de comunicação, para assim, compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos,
- necessidades e desejos, e avançar no seu processo de construção de significados, ampliando sua capacidade expressiva;
- • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrar interesse, respeito e participação nelas e valorizando a diversidade através de atividades culturais, passeios e recursos audiovisuais;
Educação Precoce
Público alvo: Crianças com idade entre 2 a 3 anos e 11 meses.
Objetivos específicos
- • Promover o desenvolvimento integral e a aprendizagem na criança, para ampliar suas perspectivas educacionais, sociais e culturais, assim, como melhorar a qualidade da vida pessoal, familiar e coletiva.
- • Evitar o surgimento de sequelas adicionais e diminuir o efeito de deficiências ou defasagens já existentes.
Educação Pré-escolar
Público alvo: Crianças com idade entre 4 a 5 anos e 11 meses de idade.
Objetivos específicos
- • Proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento do usuário nas dimensões físicas, emocional, cognitiva, social e cultural, como também melhorar a qualidade de vida pessoal, familiar e em comunidade.
- • Evitar o surgimento de sequelas adicionais e diminuir o efeito de deficiências ou defasagens já existentes.