Fisioterapia


tem por objetivo preservar, manter, desenvolver (habilitar) e ou restaurar (reabilitar) a integridade de órgãos, sistema ou função das pessoas com deficiência que tem indicação para este atendimento. As famílias também são orientadas a dar continuidade nos exercícios, posicionamentos adequados e alongamentos em casa. Contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência. Prescreve quando necessário ao paciente o uso de cadeiras adaptadas, órteses e outros.

Dentro da fisioterapia também são realizados os seguintes atendimentos alternativos:

a) Fisioterapia respiratória: tem por finalidade prevenir complicações pulmonares como bronquite, asma, pneumonia de repetição e outros. O foco é a prevenção já que pessoas com deficiência estão mais sujeitas a ter problemas respiratórios.

b) Hidroterapia: tratamento que utiliza água aquecida proporcionando relaxamento da musculatura, estimulação das etapas de desenvolvimento neuropsicomotor, com efeitos fisiológicos, terapêuticos e psicológicos. Tem como público alvo pessoas com deficiência intelectual e física, mediante avaliação da equipe técnica.

c) Hipoterapia: método terapêutico em que o cavalo é o agente de reabilitação no tratamento das pessoas com deficiência física. Esta terapia é indicada após avaliação de cada criança e contribui para o desenvolvimento de força muscular, estimulação das etapas do desenvolvimento neuropsicomotor, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação e do equilíbrio. A interação com o animal também desenvolve novas formas de
socialização, confiança em si e autoestima. Esta terapia é desenvolvida pelo fisioterapeuta, com apoio do lateral, auxiliar guia e do animal.

DOAÇÃO ONLINE

com alguns clicks rápidos e seguros
você ajuda a APAE e seus alunos!

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.